domingo, 21 de outubro de 2012

Primeiros Passos




Você vai fazer Intercâmbio. Mas e agora? Ainda muitas perguntas sobre o que fazer,o que procurar,como procurar,etc,então resolvi postar um pequeno guia para se ter uma idéia do que deve fazer.

O primeiro passo é muito simples:

 1. Para qual país? A escolha toda depende de você.qual país lhe agrada mais ou qual você tem mais curiosidade de conhecer?Cada vez mais as agências expandem suas pontes para países diferentes mas a minha dica é, na hora da escolha,tenha duas opções, pois se você não puder ir para o país de sua primeira escolha,você terá um segundo plano.

2. Qual é a melhor agência? Acho que isso varia de pessoa pra pessoa.Antes de escolher pro qual agência eu iria fazer meu intercâmbio,eu pesquisei em todos os lugares possíveis para saber minhas opções.E o início de tudo isso,começou quando coloquei "Agência de Intercambio" ou até mesmo "Intercâmbio no USA".E assim,comecei a olhar as agências que apareciam,liguei para algumas,mandei e-mails e tudo isso por mim mesma.Minha mãe tinha me dado um 'não' como resposta(rs) mas por que eu não poderia só me informar?Nem que para um futuro próximo?(rs).

3. Qual o melhor programa? Existem vários tipos diferentes de programas que você pode escolher para fazer intercâmbio,por exemplo,eu escolhi o high school mas haviam programas para faculdade,programas para trabalhar fora do país, programas para trabalhar e estudar,enfim,uma grande variedade.Acho que a escolha do programa cabe á você e seus pais decidirem qual mais se encaixa na sua faixa etária e no que você quer fazer fora do país.Os programas variam muito de país para país,novamente,tudo depende do país que você vai escolher(por isso a dica de ter duas opções).

 4.Como descubro a média de preços? Os preços variam de país para país e de programa para programa.Antes de escolher a minha agência,eu fui em outras e pesquisei os preços de cada uma para ter noção de quanto custava o programa que eu estava interessada.Cuidem para não caírem em um preço 'super barato' por que os países não são iguais e você não sabe como que funciona em questão de seguro saúde e coisas do gênero.Por exemplo,nos Estados Unidos,não existe SUS.Se você precisa ir ao médico,se precisa ir ao hospital,tudo custa dinheiro,e o que pode acontecer é algumas agências gerarem um preço bem 'bacana' sem inclusão de placement,ID ou seguro saúde,mas isto também varia de agência para agência.Pode ser que aconteça de você encontrar o mesmo programa com as mesmas coisas inclusas por um preço maior do que de outra agência entende?Por isso a pesquisa.Minha dica é mandar e-mail ou até mesmo ligar para as agências e pedir uma média de preço para o curso que você está interessada.Isso não significa que você tem um contrato com a empresa,eles somente irão lhe fornecer informações para ajudar na sua escolha(é trabalho deles),além disso,é um bom começo para aprender a trilhar os seus caminhos sozinha.

5.Já encontrei a agência perfeita e agora,devo esperar até a data do intercâmbio chegar? Essa é uma parte muito importante:Ao encontrar a agência que mais se encaixa, dê início ao processo com de preferência 7 MESES DE ANTECEDÊNCIA á data do intercâmbio,por exemplo,eu iria viajar em agosto de 2010, dei início ao processo na agência em fevereiro do mesmo ano.Por que tão cedo?Por que o processo leva muito tempo na geração de papéis,documentos,visto,exames(...).

6. Dei início ao processo na agência,o placement demora pra chegar? Sim.Infelizmente a única coisa que podemos fazer é esperar(rs).Pra quem não sabe o que é placement,é o documento que vem com a sua host family,o local que você vai ficar,a cidade,etc.geralmente o placement chega 20 dias antes de você embarcar.Ás vezes acontece de chegar um dia antes de você embarcar!

Publicado por: Igor Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário