quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Experiência de Júlia Colvara.


Boa tarde pessoal, tenho uma amiga que fez intercâmbio para os EUA, e ela aceitou contar um pouco da experiência dela. O nome dela é Júlia Colvara.

• Como surgiu a ideia de fazer o intercâmbio?
 Aos 14 anos todo mundo sonhava em ter aquela festa de quinze anos como qualquer garota e eu até cheguei a pensar em fazer, fiz orçamento e tudo. Naquela mesma época, dois amigos haviam feito um intercâmbio e começaram a falar que era legal e o custo. Eu comecei a procurar e pesquisar e vi que ia sair a metade da tão sonhada festa e que não ía acabar em uma noite e fotografias, mas me dar experiência para uma vida toda. Eu já fazia inglês desde os nove anos e tinha um bom conhecimento.

• Como era o curso ?
O estilo do curso era aulas em um período, interação com a cultura no outro e passeios aos finais de semana. E tudo isso em uma família, como se fosse filha deles.
 Depois de escolher a cidade que eu ia, eu tinha que escolher o tipo de família que iria ficar. Eles fazem uma busca de acordo com o teu estilo de vida no Brasil, religião, estas coisas.


• Como foi a chegada e a adaptação?
Chegando em Miami, um ônibus nos levou para a cidade, mas lembro de alguns detalhes. Muito tempo esperando a migração nos EUA. ônibus que não podia rodar porque as janelas não abriam e tivemos que trocar. Café da manhã no McDonald's muito ruim, estranho, diferente daqui.
A primeira semana não é nada fácil, tu tá muito longe de casa, sem conhecer nada. As duas seguintes são um sonho e na última eu chorava para não voltar mais para casa e deixar meus amigos.


• Como foi a convivência com a “nova” família ?
A família teve orientações de dar abraço, dois beijos, tentavam agir naturalmente, mas eram muito engraçados. Chegaram a me perguntar: ok, já nos falaram que não, mas a gente achava que vocês moravam em árvores, andavam nus e tal.

• Como foi tua rotina?
Os hábitos deles são um pouco diferentes, e meus "tios" também estavam hospedando duas brasileiras intercambistas.
Pela manhã, eles passavam lá em casa e nos levavam junto para a academia aonde fazíamos os cursos e a tarde a minha “irmã” nos buscava e largava eles em casa.
 Acordava super cedo e dormia bem cedo também.

• Faria um intercâmbio novamente?
Sim, faria novamente, em outros lugares porque não gosto de repetir, talvez de mais tempo se não precisasse trabalhar, são experiências que ninguém te tira, assim como o que tu lê, estuda, o que tu vê, são sempre teus.


Escrito por: Júlia Colvara.
Divulgado por:
Letícia Silva
Publicado por:
Igor Cristiano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário