segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O clima na Austrália


Para quem gosta de Sol, dias claros, e céu azul, é incomparável com qualquer outro país do mundo. Na Austrália simplesmente quase não chove (ou não chovia pois com a mudança do clima isso pode estar mudando). É considerado um dos países mais secos do mundo. Em alguns dias do ano, a única chuva que cai são dos olhos dos fazendeiros e das prefeituras, chorando pela seca nas plantações e pelo nível baixo das represas. Por outro lado quando São Pedro resolve mandar água lá de cima, a coisa pode ficar literalmente preta, com inundações, queda de pontes, fechamento de estradas, isso sem falar do olhar deprimente das gaivotas, periquitos, e cangurus debaixo do temporal.

chuva pode cair no quarteirão ao lado enquanto um outro à menos de 1 km de distância permanece seco. Os respingos podem durar apenas alguns minutos. O website da meteorologia australiana chamdo BOM é o websites mais visitados pelos Australianos na Internet (www.bom.gov.au) e dificilmente erra uma previsão. Eles tem duas definições para chuva: Uma quando se referem a "Showers", que como o nome diz, são chuveiradas ou chuvas isoladas. Quando se referem a "Rain" estão é porque vai chover de verdade, provavelmente em todos os pontos da cidade. Agora, quando se referem a "Hail", é melhor você procurar um abrigo e botar seu carro na garagem porque vai chover bolas de gelo do tamanho de bola de tênis. Se você vier à turismo por poucos dias na Austrália, nem precisa trazer guarda-chuva porque se chover, está cheio de guarda-chuva made in China sendo vendidos baratinho em lojas como a Warehouse, e muitas outras.

Durante o Inverno o frio e o calor se revezam constantemente. O dia começa gelado, como foi o caso de hoje na Gold Coast quando escrevi essa página. Lá fora tava 5 graus às 6 horas da manhã, além de um céu azul de dar gosto. Foi incrivelmente difícil sair da cama. Na medida que o dia avança, inicia-se um strip-tease coletivo pois a temperatura vai chegar nos 21 graus logo depois do meio dia, para depois colocar tudo de volta ao escurecer. Durante o inverno, que pode começar em Maio e terminar em final de Agosto, a temperatura é sempre gostosa durante o dia, mas de noite e de madrugada esfria bastante, e um casaquinho ou cobertor de orelha torna-se fundamental. No Inverno neva em alguns pontos da Austrália, principalmente nas montanhas, entre New South Wales e Victoria, onde a temperatura pode chegar a 8º abaixo de zero. As Estações de Esqui na Neve na Tasmania e New South Wales sempre dão boas vindas aos invernos rigorosos. No Norte da Austrália (entre o trópico de Capricórnio e a linha do Equador) o Inverno não é frio, pelo contrário, é a melhor época para viajar a região.

Durante o verão com temperaturas podendo bater os 40º, como num infeliz verão em Melbourne, onde eu de terno e gravata, peguei 44º na sombra. Só não me escafedi por causa de uma Biblioteca Pública, cujo ar condicionado era o melhor do planeta. O Outback e os Desertos Australianos são zonas proibidas nessa época do ano. É coisa para cobra e largatixa somente, e mesmo assim só para as que usam boné e abanador. A temperatura por lá passa dos 50º e ainda por cima não tem sombra. Os verões são quentes em todas as cidades, e pode haver uma sequência de 10 dias seguidos de temperatura de 38º agravada por um vento quente insuportável que parece saído de um forno aberto. O pior é que chega às 10 da noite e o calor não melhora. A vontade que dá é de ir visitar um amigo cuja casa tenha ar condicionado em plena meia-noite. Ventilador e ar condicionado são fundamentais, e o cobertor de orelha tem que se manter afastado(a) de você senão evapora ao contato. Sem dúvida nenhuma, o verão é a pior época para a reprodução humana na Austrália. O lado positivo é que as praias são maravilhosas e ficam cheias de gente e o período de calor extremo é curto, sendo o restante do tempo bastante agradável. O Verão na Austrália começa em meio de Dezembro e acaba em Fevereiro.

Nas outras épocas do ano a temperatura é deliciosa, só interrompida de vez em quando por um vento murrinha vindo do faroeste que atrapalha algumas atividades ao ar livre. De qualquer forma a Austrália tanto no Verão quanto Inverno, tem a maioria dos dias do ano ensolarados e com temperatura agradável. Tem até cidade que compete com a outra, anunciando nos meios de comunicação..."Venha visitar a nossa cidade, pois garantimos 360 dias de Sol por ano". E a cidade vizinha faz a mesma coisa dizendo:" Não... você tem que vir para a nossa, porque garantimos 361 dias. Um dia extra para você.", e por aí vai.

Curiosidades sobre o tempo na Austrália:

Cidade de Clima mais doido: Melbourne - Pode iniciar o dia gelado e ensolarado, nublar, e ensolarar de novo, chover, fazer sol, cair a temperatura, subir a pontos escaldantes, e descer de novo. É um tal de tira e bota casaco impressionante. Os Australianos que não são de Melbourne, dizem que a cidade tem todas as estações do ano em um único dia.

Cidade onde mais chove: Sydney - Apesar de chover pouco, quando chove em Sydney chove por alguns dias consecutivos, e apesar de não ter a mesma incidência de chuvas, bate Melbourne no total de mililitros anuais.

Cidade que mais venta: Perth e Hobart - Recebem ventos constantes do Oceano Índico, normalmente das 10 horas da manhã até um pouco antes do anoitecer.

Cidade mais seca: Adelaide e Brisbane - Por algum motivo a chuva sempre vai na direção delas, mas quando chega perto ou cai antes, ou passa direto para cair mais adiante.

Cidade mais húmida: Cairs e a cidade mais molhadinha da Austrália por estar na zona tropical. Tanto Cairns como Port Douglas tem alta humidade no ar, dando algumas vezes aquela sensação de cozinhamento no vapor.

Ciclones são comuns entre os meses de Dezembro e Maio no Norte, Nordeste, e Noroeste da Austrália, provocando inundações na região e ventos destruidores.

O clima da Austrália é classificado oficialmente da seguinte forma: Tudo o que está acima do trópico de Capricórnio é considerado Clima Tropical, e o que estiver abaixo é considerado Clima Temperado. A propósito, a Austrália encontra-se inteiramente no Hemisfério Sul abaixo da linha do Equador, e não é cortada pela mesmo.

O Buraco do Ozônio na Austrália é mais em baixo, ou seja, comeram todo o ozônio que tinha por aqui, e por isso o Sol queima mais que cardume de água-viva. Se não usar protetor solar +30 do tipo graxa, a pessoa torna-se um sério candidato(a) a pegar um cancer de pele estilo australiano. A necessidade de se proteger do Sol na Austrália é imperativa.


Divulgado por: Gabriel Friedrich
Publicado por: Igor Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário