quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Acomodação para estudantes na Austrália


Acomodação para estudantes na Austrália basicamente se divide em cinco opções. A mais cara delas, seria o estudante alugar um imóvel sozinho, e arcar com todas as despesas relativas. Como tudo na Austrália é contabilizado por semana, as opções e os preços das casas para estudantes nesta página estão descritos com valores por semana e em dólares Australianos.

A mais barata de todas, é dividir um apartamento com outras pessoas. Enquanto alugar sozinho sairia por A$ 350, e considerando que esse apartamento seja de 3 quartos, com 3 pessoas e cada uma ocupar um cômodo, o custo de aluguel por semana para cada um seria de A$ 116,66. Claro que existem outras despesas extras, como energia elétrica que é cara na Austrália, e cujo consumo médio por semana custa mais ou menos A$ 20 por pessoa. Também existem outros gastos comunitários, tais como, sabão de lavar louça e roupa, papel higiênico e outras coisas. O gasto total para cada um seria algo em torno de A$ 140 por pessoa por semana. A comida não está inclusa, e em média uma pessoa gasta em torno de A$ 70 por semana economizando. O total geral, vai a cerca de A$ 210 por pessoa por semana.

Outra coisa importante, diz respeito a escolha dos parceiros para dividir a moradia. Isso é tão ou mais fundamental do que quanto se vai gastar, ou quantas pessoas vão dividir. Para um curto período ainda vai, mais para um período mais longo brigas por louça suja na pia, comida estragada na geladeira, e arrumação da casa podem acabar na polícia, além de uma possível inadimplência de pagamento por parte de uma das pessoas que está dividindo o aluguel. Barulho e som alto, certamente irão provocar reclamação dos vizinhos. Australianos no início de vida profissional adotam muito esse sistema de dividir a moradia, e existem muitas companhias especializadas em encontrar parceiros para morar junto. Um dos problemas de se dividir aluguel, é que tem-se que estar já na Austrália para então procurar.
A segunda mais barata seria a Homestay, que tem um custo praticamente igual ao de se dividir aluguel. A Homestay tem vantagens e desvantagens como qualquer outra acomodação, mas é uma das mais tradicionais, e a maior vantagem é que pode ser contratada no seu país de origem junto com o curso. Uma Homestay sai em média por A$ 200 por semana, tudo incluído inclusive comida.

Um albergue também se enquadra na categoria das acomodações mais baratas na Austrália, porém é uma acomodação que consideramos de trânsito, pois serve bem enquanto o estudante ainda não teve tempo de encontrar uma acomodação mais definitiva ou imóvel para dividir. O albergue é mais indicado para viajantes e mochileiros, apesar de também servir de quebra-galho no início para estudantes. O preço por semana em um quarto misto coletivo gira em torno de A$ 140 (sem comida).

Poucas universidades oferecem acomodações mobiliadas para estudantes, e normalmente são pequenas, compostas de sala integrada com cozinha, banheiro, e um quarto provavelmente com uma cama, um armário e uma escrivaninha e em geral incluindo refeições. Não são baratas, chegando aos A$ 350 por semana. Além disso, tem-se que reservar antecipadamente pois o número é muito limitado. Não é muito comum encontrar Cursos na Austrália que tenham acomodações para estudantes internacionais dentro do campus, mas todas as instituições oferecem serviços de busca de acomodação, se for solicitado.


Divulgado por: Taciane Cardoso
Publicado por: Igor Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário