Como surgiu a cabine vermelha de telefone?
A tradicional cabine telefônica vermelha foi introduzida no país a partir de 1936, para celebrar o jubileu de prata do rei George 5º, segundo os arquivos da empresa de telefonia British Telecom. O modelo que se tornou um ícone chama-se K6 e é de autoria de Giles Gilbert Scott, acredita-se que inspirado por um mausoléu existente na antiga igreja de St. Pancreas, centro de Londres.
Por que eles dirigem do lado esquerdo (com o volante ao direito)?
Reza a lenda que, em sociedades feudais, viajar no lado esquerdo das ruas significava ter a mão direita livre tanto para cumprimentar quanto para se defender de alguém. Segundo Bob Burd, curador sênior do London Transport Museum, essa é uma versão comumente contada, ainda que haja poucas comprovações históricas.
Como surgiu o ônibus de dois andares?
Veículos de dois andares remetem ao século 19 - na Grã-Bretanha, em especial a 1851, ano da Grande Feira do Hyde Park, um evento de promoção cultural e industrial. Com muitas pessoas querendo chegar ao local, a solução foi adotar meios de transporte - na época, ainda movidos a cavalo - em dois níveis, explica Bob Burd, do Transport Museum. Os veículos viraram motorizados no início do século 20.
A tradicional cabine telefônica vermelha foi introduzida no país a partir de 1936, para celebrar o jubileu de prata do rei George 5º, segundo os arquivos da empresa de telefonia British Telecom. O modelo que se tornou um ícone chama-se K6 e é de autoria de Giles Gilbert Scott, acredita-se que inspirado por um mausoléu existente na antiga igreja de St. Pancreas, centro de Londres.
Por que eles dirigem do lado esquerdo (com o volante ao direito)?
Reza a lenda que, em sociedades feudais, viajar no lado esquerdo das ruas significava ter a mão direita livre tanto para cumprimentar quanto para se defender de alguém. Segundo Bob Burd, curador sênior do London Transport Museum, essa é uma versão comumente contada, ainda que haja poucas comprovações históricas.
Como surgiu o ônibus de dois andares?
Veículos de dois andares remetem ao século 19 - na Grã-Bretanha, em especial a 1851, ano da Grande Feira do Hyde Park, um evento de promoção cultural e industrial. Com muitas pessoas querendo chegar ao local, a solução foi adotar meios de transporte - na época, ainda movidos a cavalo - em dois níveis, explica Bob Burd, do Transport Museum. Os veículos viraram motorizados no início do século 20.
Divulgado por: Matheus Guterres
Publicado por: Igor Cristiano
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